Páginas

Evolução da Zöhrer

A Zöhrer bicicletas começou em 1991 e de lá para cá muitos protótipos e modelos foram criados e melhorados, veja um breve histórico do desenvolvimento dos modelos da Zöhrer.


Este foi um dos 3 triciclos construidos no ano de 1991.
Ele tinha tração dianteira, roda 22"
Rodas traseiras 20"
Direção por baixo traseira e o quadro inclinava na curva.
Era ótimo em descidas e em curvas, mas muito instável em retas.
Como a pista de teste era no bairro de Santa Teresa os trilhos do bonde as subidas com paralelepípedo mostraram as limitações dos triciclos. Os novos protótipos teriam então que ser de duas rodas.
No mesmo ano de 1991 foram construidos 3 novos protótipos de reclinada com duas rodas. Uma 27" na traseira e na frente 20". Direção com guidon por baixo, e entre eixos curto com tração traseira. Os testes foram feitos tanto em Santa Teresa como nas Paineiras, onde foi feita a foto ao lado. No ano de 1992, amigos e conhecidos começam a pedir sob encomenda o modelo que primeiro foi chamado de HPV (human power vehicle) e que mais tarde seria chamado de Under Control.
Em 1993 após várias testes o modelo evolui em seu design e o banco recebe um novo desenho, assim como o estofado e a capa que são melhorados.
Ainda no ano de 1993, devido a dificuldade de algumas pessoas terem em andar no modelo com direção embaixo, foi feito um protótipo com direção em cima para testes.
Apesar de permitir uma direção mais intuitiva, a posição muito próxima ao corpo constituía um perigo ao ciclista em caso de queda, mesmo colocando uma direção articulada, a posição com os braços flexionados deixavam o ciclista cansado em longas distâncias.

No ano de 1994, o quadro e o banco sofrem uma grande mudança no design,o quadro fica mais leve e robusto e o banco mais anatômico e confortável. O resultado foi velocidades de 56 km/h no plano.
Também em 1994 é construido um modelo novo chamado de Chopper com direção por cima e quadro baseado no novo desenho da Under Control, diferente do modelo experimental de 1993 este tinha uma posição mais segura e confortável para as longas distâncias.

E para fechar o ano de 1994, é construido a primeira reclinada Tandem da Zöhrer, uma bicicleta para duas pessoas com direção por baixo baseado no modelo Under Control.
Esta bicicleta foi a primeira a romper a barreira dos 60km por hora no plano.

No ano de 1999, surge o primeiro modelo projetado especificamente para cicloturismo.
O modelo 20x20 Tour Around. Ela tinha direção por cima e rodas de 20", Possuia suspensão traseira que dispensava manutenção, além disso o quadro era dobrável para facilitar o transporte em viagens.












No mesmo ano foram desenvolvidos versões com suspensão para Under Control e Chopper.

No ano seguinte surge a Tandem Chopper chamada de 2Fast e a Zöhrer Capoeira. Este modelo viria a sofrer vários melhoramento na geometria e sistema de transmissão que resultariam na atual Tandem Ciclotour, a bicicleta mais rápida e uma das mais confortáveis da Zöhrer.






Apesar do grande sucesso do modelo 20x20 Tour Around em 2002 a pedido de alguns clientes é desenvolvido uma versão da 20x20 mais esportiva e leve que se chamou Speed 20.
Este modelo fez sua estréia na primeira prova de Audax feita no Brasil que aconteceu no estado de São Paulo.
No ano de 2003, é construido e produzido o primeiro modelo de reclinada Brasileiro feito em alumínio, seu nome Speed 20 Light. Este modelo contava com um exclusivo sistema de forro de banco confeccionado com aero 3D spacer para melhor ventilação e resistente estrutura em nylon Cordura contendo abas laterais para porta-caramanhola e porta-ferramentas e documentos com mochila acoplada que podia ser facilmente retirada do banco.
Este foi o primeiro modelo industrial da Zöhrer.
Ainda em 2003 foram feitos uma versão triciclo da Speed assim como os primeiros testes com um protótipo baseado na Speed 20 que usava roda traseira 26" e dianteira 20". Este modelo conhecido por Zöhrer 26x20, que foi exaustivamente testado em provas de Audax e viria a ser o pai do futuro modelo record de vendas da Zöhrer, a EXD.


Em 2004 os modelos Under Control e Chopper são redesenhados e chamados de New Under Control e New Chopper.

Neste mesmo ano de 2004, é lançado um novo modelo que traz em seu projeto um novo conceito, o de plataforma multidesign. A plataforma multidesign se baseia na idéia de se criar um desenho de quadro de reclinada que pode receber diferentes tipos de rodas, que mudam não só seu visual , mas todo o comportamento da bicicleta reclinada, tornando-a em um design versátil.Este novo modelo vei a se chamar de Option.

<><></><><></><><></> <><></>


Em 2005, é testada o modelo Capoeira em alumínio, uma bicicleta destinada a alta performance nas provas de Audax, mas que também se mostrou muito bom para cicloturismo.
Foram feitos alguns modelos em aço e um em alumínio.
Neste ano também é criado o primeiro protótipo de reclinada para crianças, que foi um pedido especial de um amigo, ele foi batizado de Zöhrer Kids.


Em 2006, nasce finalmente a Zöhrer EXD-Extra Distance, este modelo foi desenvolvido para ser fácil de dirigir, ser compacto, leve, ágil e versátil. Fruto dos vários anos de projeto e uso em competições e viagens de cicloturismo, ela é o nosso modelo mais popular. Dele se fez também uma versão triciclo.


Em 2006, o modelo tandem 2 fast é melhorado e tornado mais prático para transporte, esta bicicleta agora pode ser separada em duas partes para facilitar o transporte em viagens de avião, carro ou ônibus.
Uma nova tandem com tração independente é testada, ela é mais curta e compacta que o modelo Ciclotour e por ter tração nas duas rodas é chamada de Tractor. Infelizmente uma posição de pilotagem mais alta limita seu uso a ciclistas altos.

Em 2006 é criado o protótipo da Zöhrer Racer, sendo sua primeira versão chamada pelos que a testaram de In The Cisa, uma vez que ela parecia o cruzamento de uma Chopper com uma Capoeira. Foram construídos dois modelos de aço e dois em alumínio.
Os testes mostraram que ela é excelente escaladora, ágil e rápida, tendo sido testada não só em provas de Audax como em viagens de cicloturismo.
Em 2007 motivado pela visita a feira Spezi na Alemanha do ano de 2006 e o contato com Sergio Gomes criador da ZOX bikes, são criados os modelos Racer High, Racer Low, e Racer Mini e Urbi. Todas usando o sistema de tração na roda dianteira.
Em 2009, é criada a Zöhrer EXD-Sport e Racer Low Light.
O modelo EXD-Sport recebeu ainda versões Sport Light (com banco em fibra de carbono)
e a versão Sport Light Plus( com suspensão traseira Shokster)

Tanto a versão Sport como as outras foram sugestões de um reclineiro, Roberto Tavares.


Neste ano de 2010, o modelo EXD foi melhorado e renomeado com os nomes:
Zöhrer Comforto, com duas rodas 20"
Zöhrer Turismo rodas 20" e 26"
Zöhrer Sport duas rodas 26"
Foi criada tambêm a nova Capoeira 26x26, ou 700x700.
Este modelo foi usada em toda a série Audax deste ano (provas de 200km, 300km, 400km e 600km)
No ano de 2012 é testado o Modelo Zöhrer Decision baseado no Modelo Racer.


30 comentários:

  1. PARABÉNS PEDRO ZOHRER.
    ATRAVÉS DA SUA INTELIGÊNCIA E DO SEU ESFORÇO, VOCÊ FEZ UMA OBRA-PRIMA, ALIÁS, VÁRIAS OBRAS-PRIMAS, QUE SÃO AS BIKES ZOHRER.
    AGRADEÇO A VOCÊ, POR EU TER DEIXADO DE SER MAIS UM SEDENTÁRIO. HOJE EM DIA ESTOU PEDALANDO POR PRAZER, E NÃO POR OBRIGAÇÃO. EU ESTAVA PARADO HÁ ALGUNS ANOS E GRAÇAS A VOCÊ ESTOU ENTRANDO EM FORMA NOVAMENTE,
    PARABÉNS PEDRO

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    Parabéns pelo excelente trabalho que vens desenvolvendo ao longo desses ano

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Pedro! Gostei de saber mais da história da Zöhrer. Cara a Zöhrer merece um destaque no mercado, uma profissionalização forte do negócio, a EXD é demais, a Tandem também (são as duas que tem e que posso falar), serei eternamente grato à oportunidade de tê-las, mas sinto muita falta de um pós venda ágil, acessórios planejados, e refinamento de detalhes, minha contribuição é essa dica, se possível invista mais nisso, nem precisa de modelos novos.

    ResponderExcluir
  4. As bikes são show, mas o marketing e os canais de venda são deficientes. É uma pena pois do contrário já teria deslanchado no Brasil inteiro.
    Marcelo machado
    (55-81451077)

    ResponderExcluir
  5. muito bacana a história da evolução como construtor!!

    parabéns pela persistência e tenacidade de continuar sempre, isso considerando Brasil!!!

    e não é pq os canais de venda são deficientes, é tudo pela questão cultural mesmo, temos muito que evoluir como país!!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Pedro, congratulações pela sua história que nos beneficia sempre que pedalamos sua reclinada.
    Obrigado por tudo.
    Alceu
    Olinda-PE

    ResponderExcluir
  7. Caro Pedro Zohrer, lembra de mim? zParabens por tudo o que v vem fazendo.
    Gostaria de retomar contato.
    Ligue assim que puder
    rsmart@uol.com.br
    55 21 99604-2534

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo excelente trabalho. Um novo conceito de locomoção com duas rodas destacando inovação com ergonomia. Sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    O site saiu do ar? Parou a fabricação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, o site da Zöhrer esta fora do ar no momento, mas continuamos com nosso blog e a fabricação dos modelos artesanais.

      Excluir
  10. Ainda está fabricando??? Tenho interesse.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Realmente, parabéns! Eu comprei uma Zohrer com rodas de 20 e 26 polegadas (eu acho que é o modelo EXD Extra Distance) sou completamente apaixonada pela minha magrela. Infelizmente, no entanto, a "coluna que suporta o guidon" ficou desgastada após alguns choques com trombadinhas nas praias cariocas e uma viagem internacional. É possível adquirir outra parte com você? Minha bicicleta é muito importante para a minha saúde pois eu tenho fibromialgia e ela me permite pedalar sem dor.

    ResponderExcluir
  12. Boas de Portugal, onde compro estes modelos na Europa?

    sauadaçoes do outro lado do Atlantico

    Pedro Belo
    pbelo@mail.telepac.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christiano, nao3temos no momento distribuição em Portugal, só compra direta no Brasil.

      Excluir
  13. Alguém sabe como faço contato ou tem o contato de quem fabrica essas bicicleta s?

    ResponderExcluir
  14. Gostaría de saber qual o melhor modelo de bikes tandem para viagens longas

    ResponderExcluir
  15. Não consigo contato no watts... tem outro contato?

    ResponderExcluir
  16. Continuem com o excelente trabalho... Vão em frente com esse sonho, que também quero ver muitas reclinadas por ai, um dia.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!
    Estou precisando de um kit de adesivo. Pintei minha zohrer e precisei tirar o antigo.O modelo é EXD.
    Preciso também um um suporte para parar em pé.
    enio.santos.dos@hotmail.com (19)984213911 watsapp

    ResponderExcluir
  18. Buenas , quero adquirir uma banco para instalar em minha Reclinada. Como faço?

    ResponderExcluir
  19. Qual é o novo site da zohrer? Está sendo produzida a elétrica com pedal assistido

    ResponderExcluir
  20. Ricardo Lott Qual é o novo site da zohrer? Está sendo produzida a elétrica com pedal assistido?

    ResponderExcluir
  21. Olá, como é possível comprar uma bike reclinada para ir ao trabalho e viajar?

    ResponderExcluir
  22. Preciso comprar para minha turismo o garfo e o quadro
    Vc tem pra vender?

    ResponderExcluir