sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Utilizando o Strava para treinar


(www.strava.com), 
É um sistema para registro de treinos, que é também uma rede social e ajuda a motivar os treinos. No Rio de Janeiro existem muitas pessoas usando, a maioria afirma estar treinando mais por conta do Strava.
O Strava pode ser baixado para Smartfones que tenham GPS para operar o sistema.
O programa Strava é dividido em:

1) Segmentos públicos: você (e todos os outros usuários) demarcam segmentos. Exemplo: subida da Vista Chinesa, volta completa da Baia da Guanabara, Serra de Teresópolis etc. Toda vez que você fizer o upload de um treino em que você passou por um segmento que já esteja cadastrado no sistema, o sistema detectará automaticamente sua passagem pelo segmento, e registrará seu tempo. Se você quiser criar um segmento que não exista ainda, pode fazê-lo, a partir da informação do seu GPS, ou marcando diretamente num mapinha estilo Google Maps.

2) Achievements (conquistas): Se seu tempo for o melhor de todos que já passaram por um determinado segmento, você será o KOM (king of mountain - rei da montanha) daquele segmento. Embora o nome seja KOM (porque normalmente os segmentos são subidas), vale para qualquer segmento. Se o seu tempo for o segundo ou terceiro melhor , também ficará registrado lá. Se você bater seu recorde pessoal (embora não seja o melhor tempo de todos os que passaram por ali), você também será notificado por isso, foi uma conquista sua. Fica tudo registrado lá.

3) Rankings de todos: é fácil buscar, num segmento qualquer, os tempos de todos que passaram por ali, ordenados como você quiser (por data, por tempo etc.)

4) Ranking pessoal: você consegue recuperar num clique TODOS os seus resultados em cada um dos segmentos. Por exemplo: quero saber todos os tempos que fiz na subida do Corcovado na minha vida (com as datas, batimento cardíaco, velocidade média, cadência etc.). Estarão lá. Quero saber todas as vezes em que bati meu recorde (um histórico de recordes) naquela subida. Estará lá. Quero saber os tempos de todos que subiram aquilo ali nos últimos meses. Estará tudo lá. 

5) Seguidores: como em qualquer rede social que se preze, você cadastrará seus amigos, tendo uma lista de seguidores e seguidos. Toda vez que você obtiver uma conquista qualquer, seus seguidores saberão (por e-mail, ou por outra opção). A recíproca é verdadeira. Todo treino que você postar lá também deflagará um e-mail para seus seguidores, com mapinha, média, quilometragem, etc.

6) Odômetros / totais pedalados por semana, mês, ano, e em cada bike que você tiver.

7) Comparação de performance: se você quiser comparar seu tempo no treino de hoje, digamos, na subida das Paineiras, com o tempo de outro ciclista em um dia específico, você clica nos dois e manda ele comparar. Vai aparecer um gráfico com a altimetria da pedalada onde aparecerão duas bolinhas: uma é você, a outra é do outro ciclista. Você vai deslizando o mouse e vai vendo exatamente as posições sua e do outro ciclista em cada instante de tempo, podendo perceber, por exemplo, em que trecho ele se distanciou de você, em que trecho você precisa melhorar etc. Você também pode comparar duas de suas próprias performances.

8) Grupo de pedal: agora vc pode juntar um grupo de treino para comparar a evolução dos treinamentos.
Nós criamos o nosso agora veja em:
http://www.strava.com/clubs/48839
O texto acima foi baseado na ótima explicação dada por Vigusmao da lista:
 http://www.pedal.com.br/forum/strava_topic37049.html
Veja o nosso abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário